sábado, 10 de março de 2007

Trem de passageiros pode voltar na região

Andressa Fernandes

O presidente da Associação dos Municípios do Oeste Paulista - Amop, Liberato Caldeira, confirmou que a entidade vai pedir a volta do trem de passageiros entre a região e a capital do Estado de São Paulo. O pedido será feito ao governador José Serra e ao presidente Lula, no final deste mês.
Liberato Caldeira disse que vai mostrar o abandono das estações ferroviárias de todas as cidades da região e a possibilidade de oferecer uma opção de transporte mais barata aos passageiros.
A empresa América Latina Logística - ALL, que administra a ferrovia na região, não tem planos de reativar o transporte de pessoas devido aos custos e a baixa procura. Uma estimativa extraoficial de custos para retomar o transporte de passageiros aponta para o custo de R$ 2 bilhões na reforma dos trens e reativação das estações.
A ferrovia teve efeitos duradouros em todo o processo econômico na região até o inicio dos anos 80. No Brasil os mercados para produtos manufaturados e matérias-primas se ampliaram de modo extraordinário, reduziram-se os custos de produção, com a maior eficiência e alcance da distribuição e, devido ao crescimento do volume de vendas, os lucros dispararam.
Em alguns países, a concorrência foi o estímulo para o desenvolvimento das ferrovias pela iniciativa privada. Na maioria dos países da Europa, porém, o estado não só construiu as vias férreas como as manteve como sua propriedade e promoveu sua exploração.
O transporte ferroviário de alta velocidade tem sido objeto de vários estudos ao longo dos últimos anos, surgindo como uma oportunidade para se modernizar a rede ferroviária nacional no contexto da rede transeuropeia de transportes.

publicado pela Folha de Fernandópolis em 10/03/2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário