sábado, 31 de março de 2007

Merenda escolar é fiscalizada

Andressa Fernandes

O Governo Federal inicia no dia 2 de abril em todos os Estados brasileiros, a Pesquisa Nacional do Consumo Alimentar e Perfil Nutricional de Escolares, Modelos de Gestão e de Controle Social do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE. Segundo o presidente do CONSEA, Francisco Menezes, a pesquisa é fundamental para o acompanhamento da questão alimentar e nutricional no país e dos impactos que os programas sociais exercem sobre os grupos mais vulneráveis à insegurança alimentar. Este acompanhamento também se faz necessário quanto ao cumprimento das recomendações nutricionais para a merenda.
O PNAE é o maior e mais antigo programa de alimentação e nutrição do Brasil. Seus recursos são repassados diretamente aos Estados, Distrito Federal e Municípios. Por isso é importante avaliar a eficiência, eficácia e efetividade do programa, especialmente porque até o momento não há informações sistemáticas sobre o consumo alimentar praticado nas escolas públicas, acerca dos cardápios oferecidos nas diferentes regiões brasileiras.
Porém, o Ministério da Educação ainda não informou como deverá ser feito o estudo e quando as cidades serão visitadas.
A empresa DN Alimentos, de Santo André, completa um mês de fornecimento da merenda escolar aos 12.330 alunos de Fernandópolis. O convênio foi assinado no início deste ano e por um período de 12 meses, sendo que a prefeitura destinará R$ 1,770 milhão à empresa, verba esta prevista no orçamento 2007 para gastos com merenda escolar. Durante a vigência do convênio, a empresa terá de fornecer cerca de 737.981 refeições.
Em reunião com os vereadores no mês passado, a nutricionista da DN Alimentos, Vera Lúcia Pires Serra, apresentou os cardápios oferecidos nas escolas municipais e estaduais da cidade, para demonstrar que estão em dia com as tabelas nutricionais preconizadas pelo Ministério da Saúde. Ela garantiu que apesar de diversificar o cardápio, chegando a fornecer até mesmo achocolatados e cereais, toda a refeição servida é devidamente balanceada e pesada.

publicado pela Folha de Fernandópolis em 31/03/2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário