Andressa Fernandes
Aprovado no final de 2006, o curso técnico em Açúcar e Álcool, ou Sucroalcooleiro, oferecido pela Escola Técnica Centro Paula Souza em Fernandópolis, deve abrir inscrições para vestibulinho ainda neste primeiro semestre do ano. A iniciativa tem apoio e total participação de oito usinas de açúcar da região: Alcoeste, Ouroeste, Moema, Coruripe, Colombo, Guarani, Itapagibe, Vertente e Petribu.
De acordo com Luizinho Arakaki, do grupo Alcoeste e vice-presidente da Udop – União dos Produtores de Bioenergia, uma verba no valor de R$ 250 mil foi angariada entre as empresas para a montagem do laboratório de química, para a realização das aulas práticas. De acordo com Fernando Pereira, diretor da ETE de Fernandópolis, a montagem do laboratório é de fundamental importância para o curso, sendo que sem ele seria inviável o início das aulas.
Ainda segundo Luizinho, alguns equipamentos já estão sendo encomendados e o total dos mesmos será efetivado quando as empresas restantes fizerem o repasse dos recursos prometidos. O empresário informou que o objetivo é fazer da região um Centro de Produtos e Serviços para o setor sucroalcooleiro. Ele também sinaliza que o Noroeste Paulista já se destaca, não somente pela produção de açúcar e álcool, mas também pelo pioneirismo na área de Biodisel e Bioenergia.
Serão abertas 80 vagas neste primeiro processo seletivo, sendo metade à tarde e metade à noite. Fernando sinaliza para uma demanda de 10 alunos por vaga, sendo que há estimativas de que em quatro anos o curso deva atender 2,5 mil interessados. Para o segundo semestre de 2007 seriam abertas outras 40 vagas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário