sábado, 10 de fevereiro de 2007

Jornal distribuído com slogan da prefeitura levanta suspeitas

Andressa Fernandes

O vereador José Carlos Zambon protocolou ontem na Câmara de Fernandópolis, requerimento que pede informações à prefeita Ana Bim sobre o informativo distribuído pela prefeitura, que circulou em janeiro. O jornal de oito páginas, em formato stand, traz obras e serviços prestados pela gestão de Ana Bim em 2006.
Zambon quer saber com quais recursos foram pagos o informativo, a tiragem e seu o objetivo. O vereador quer ainda a cópia dos comprovantes de pagamento para saber se houve uso do dinheiro público.
O vereador diz ter consultado advogados que garantiram que a atitude da prefeita configura crime de autopromoção com uso de recursos públicos. Na capa do informativo, além de chamadas das notícias que elevam os trabalhos da municipalidade, há ainda uma charge (desenho) da prefeita na Praça da Matriz sendo enaltecida por uma faixa assinada pelos moradores, que a agradecem pelo asfaltamento de ruas.
O vereador Francisco Albuquerque, corregedor de ética da Câmara, acompanhou Zambon durante o protocolo, que também teve análise do procurador jurídico, Ricardo Franco.
O jornal, denominado Executivo Informa, foi distribuído no comércio e residências de Fernandópolis, porém, a assessoria da prefeita não soube informar o número de cópias impressas e nem a empresa responsável pelo mesmo. A primeira vista, o informativo ecoa como uma prestação de serviços.
Segundo apurou a reportagem, o jornal não foi impresso em Fernandópolis, já que o tipo de papel utilizado e a maneira de corte configuram sistema rotativo de impressão. Na cidade a única gráfica que possui esse tipo de equipamento é a
Editora Ferjal, a qual imprime esta FOLHA e a maioria dos demais jornais da cidade e região. De acordo com um dos diretores da editora, a cidade mais próxima com capacitação técnica para imprimir tal informativo é São José do Rio Preto.
O material, cuja distribuição partiu de dentro da prefeitura, pode passar a impressão de que foi feito sem dinheiro público, caso a prefeita apresente notas fiscais pagas por terceiros. Mas, a publicação teve o uso da assessoria de imprensa, o que configura irregularidade.

publicado pela Folha de Fernandópolis em 10/02/2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário