Andressa Fernandes
O primeiro edital de licitação de obra incluída no Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, foi lançado nesta quinta-feira em Araraquara. A obra irá transferir a linha férrea que corta a cidade para fora do centro urbano. A linha tem trajeto que passa por Fernandópolis e segue na região até Rubinéia, ou seja, o percurso idealizado no projeto Intermodal de Água Vermelha, que está no Plano Nacional de Logística de Transportes.
O empreendimento de Araraquara vai receber R$ 145,9 milhões até ano que vem. A previsão é de que o trâmite burocrático esteja concluído dentro de 120 dias para que as obras comecem ainda neste primeiro semestre. A conclusão da obra deve ocorrer até o primeiro semestre de 2009. O projeto já estava preparado e aprovado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - Dnit.
Os trilhos que passam pelo centro de Araraquara pertencem à linha férrea que liga a cidade de Rubinéia ao Porto de Santos. Operada pela antiga Fepasa, a linha hoje está sob concessão da América Latina Logística. Por ela são escoados tanto a produção de grãos do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e região, como a produção de álcool, suco de laranja e demais mercadorias agrícolas do interior de São Paulo, destinadas à exportação.
A mesma linha férrea é por onde irá funcionar o Porto Intermodal, idealizado por Fernandópolis, mas que está sendo concretizado por Iturama-MG.
A verba para a execução das obras do novo contorno ferroviário está incluída no Orçamento da União de 2007. O valor está previsto no PPI - Projetos Prioritários de Investimentos, portanto, não pode ser contingenciada ou sofrer qualquer corte.
A segunda obra prevista no PAC para Araraquara, trata-se da linha de transmissão de energia elétrica interligando Porto Velho-RO, passando por Araraquara até Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro. Até 2010, o investimento na linha será de R$ 2,68 bilhões e R$ 1,448 bilhão após essa data. A linha de transmissão terá um total de 4.113 km. Esse investimento representa cerca de 34% do total que o governo federal irá investir em linhas de transmissão de energia elétrica nos próximos anos.
Manoel tenta rever caso com Iturama
Um dos requerimentos pedindo a prefeita Ana Bim informações sobre o andamento do projeto do Porto Intermodal, foi colocado pelo vereador Manoel Sobrinho Neto Junior. Em discurso na noite de terça-feira, Manoel disse que esteve em Iturama a convite do prefeito daquele município, Valdecir Pichioni, para acompanhar o desenvolvimento do projeto lá.
O vereador disse que em Iturama o projeto está a todo o vapor, sendo que a prefeitura pretende ainda, o investimento de R$ 200 mil no aeroporto da cidade, o qual se tornará referência para toda a região.
Segundo Manoel, a administração municipal de Iturama teria a intenção inclusive, de assumir a parte que caberia a Fernandópolis, como a instalação de galpões e tanques para armazenagem de produtos, próximo à linha férrea. “A informação que tive em Iturama é a de que Fernandópolis parou”, disse o vereador se referindo a atitude da prefeita Ana Bim em não comprar a área destinada para armazenagem de combustível e entrar de vez no projeto do Porto.
Atacando diretamente a prefeita, Manoel lembrou de um requerimento feito por ele mesmo em junho do ano passado, onde também pedia explicações sobre o andamento do projeto em Fernandópolis. Ele garante que até o momento nenhuma resposta foi-lhe enviada.
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