Andresa Fernandes
A Secretaria de Estado da Saúde fechou parceria com 351 cidades paulistas para realizar uma mega campanha de prevenção contra câncer de boca em idosos. Na região Noroeste, 59 cidades irão participar.
A ideia é aproveitar a estrutura organizada para a Campanha de Vacinação Contra Gripe, que começou nesta segunda-feira, dia 23, para prevenir a grave doença em pessoas com 60 anos ou mais.
Por intermédio da Fundação Oncocentro de São Paulo, a Secretaria convidou todos os 645 municípios do Estado para participar da ação.
Até 4 de maio, quando a campanha de vacinação será encerrada, postos de saúde das 351 cidades já credenciadas terão um especialista em saúde bucal para atender os idosos, em postos indicados pelas prefeituras. Em Fernandópolis, todos os postinhos de Saúde, exceto a Central de Saúde, já estão com os profissionais apostos para a efetuação dos exames preventivos contra o câncer bucal.
Na verdade esse trabalho já é realizado desde 2005 com a equipe de odontologia da Diretoria de Saúde Municipal. O atendimento acontece através de um simples exame de coleta de material, e também orientação ao paciente. Em caso de constatação de alguns sintomas, os pacientes são encaminhados para unidades especializadas.
A prioridade do projeto é identificar possíveis casos de câncer de boca ainda nos postos de saúde. Para isso, os profissionais terão foco na análise dos chamados ‘tecidos moles’.
Com a estimativa de atender sete mil idosos com a vacina contra a gripe, somente nos três primeiros dias de campanha, mais de 450 pessoas foram atendidas somente na Central da Saúde de Fernandópolis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário