sábado, 14 de abril de 2007

Alcoolduto pode passar por Fernandópolis

Andressa Fernandes

A Força Tarefa montada pelos municípios do Noroeste Paulista para incluir a região no trajeto do alcoolduto, decidiu ontem em reunião em Guarani D’Oeste, que a partir de segunda-feira, todos os esforços serão concentrados em ganhar o apoio dos governadores de São Paulo, José Serra, e de Minas Gerais, Aécio Neves. Participaram da reunião os prefeitos de Guarani, Marco Caboclo; Iturama-MG, Valdecir Pichioni; os deputados Zico Prado e Devanir Ribeiro, além do empresário Carlos Lima, o ex-prefeito de Fernandópolis, Adilson Campos, e Sérgio Pasqual Teixeira, representando o deputado Arlindo Chinaglia.
Durante as discussões, o deputado Devanir Ribeiro informou que acompanha o caso em Brasília e que apresentou ao Ministério dos Transportes, tanto o projeto de rota do alcoolduto, como o projeto do Porto Intermodal de Cargas de Água Vermelha. Ele também disse que nesta segunda-feira irá cobrar uma posição do ministério.
O prefeito de Iturama se comprometeu em articular os deputados mineiros para uma audiência com o governador Aécio Neves. Da mesma forma, os paulistas tentarão encontro com José Serra.
Uma outra briga que está sendo travada é a inclusão destes projetos junto ao Plano de Aceleração do Crescimento, lançado este ano pelo presidente Lula.
O traçado do alcoolduto da Petrobrás que se pretende conquistar, tem início em Goiás, passa por Iturama-MG, Guarani D'Oeste, Fernandópolis, Tanabi, São José do Rio Preto, Araraquara, São Carlos até a distribuição em Paulínia. A Força Tarefa usa como justificativa a grande quantidade de usinas de cana-de-açúcar instaladas na região Noroeste de São Paulo.

Alcoolduto

A Petrobras e o governo do Estado de São Paulo assinam neste mês em Cuiabá, o protocolo de intenções para viabilizar a construção de um ramal do alcoolduto que ligará a refinaria de Paulínia (Replan) em São Paulo, ao terminal de Senador Canedo, em Goiás. Com investimentos projetados de R$ 500 milhões, a previsão é de que o alcoolduto transporte quatro bilhões de litros de álcool.
O alcoolduto a ser construído pela Petrobras  por enquanto sairá de Santos-SP, passando por Paulínia-SP, Ribeirão Preto-SP e Uberaba-MG, antes de chegar ao terminal de Senador Canedo, em Goiás. Para o ramal chegar a Mato Grosso, há duas opções: a primeira passando por Barra do Garças, através da BR-070, e a segunda pela BR-364 (Cuiabá-Porto Velho), entrando por Alto Araguaia.
Semana passada, lideranças de Fernandópolis estiveram reunidas com os prefeitos de Guarani D’Oeste, Rio Preto, Araraquara e São Carlos, para falar o assunto.

publicado pela Folha de Fernandópolis em 14/04/2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário