sábado, 20 de janeiro de 2007

Vigilância prepara mutirão para acabar com caramujos

Andressa Fernandes

A Vigilância Sanitária do município prepara uma campanha para as próximas quinzenas que pretende controlar a aparição de caramujos na cidade. Nesta época do ano, com a ocorrência continua de chuvas, a presença dos molusculos se torna constante, principalmente em ambientes umidades.
De acordo com a Vigilância Sanitária, o departamento tem recebido muitas reclamações ao longo das duas últimas semanas e justifica que o mesmo não possui pessoal suficiente para o recolhimento dos bichos.
Conforme está em discussão, em um primeiro momento, a Vigilância Sanitária faria a capacitação dos agentes de controle de vetores, 22 ao todo, e de saúde, 45, para orientação da população quanto ao recolhimento e extermínio dos caramujos. A intenção é que os agentes visitem todas as residências de Fernandópolis.
Conforme informou os agentes da Vigilância, os caramujos procuram locais onde há sombra e bastante umidade, e se alimentam de frutas e folhas de árvores, por isso aparecem mais em quintais onde há árvores frutíferas. Nos locais por onde passa, o bicho solta uma espécie de muco que em contato com animais e pessoas pode trazer doenças como hemorragia abdominal, verminose, peritonite (inflamação na cavidade abdominal) e meningoencefalite.
Portanto, em locais com características como as citadas, o correto seria a poda das árvores e limpeza dos quintais, para que não seja mantido no chão folhas e frutas que possam entrar em processo de decomposição.
Quanto ao recolhimento dos bichos, a Vigilância orienta para que a população faça pequenas armadilhas, juntando todas estas folhas em um canto do quintal, o que provocaria a aglutinação dos bichos em um lugar especifico. Em seguida, as pessoas devem usar luvas ou sacos plásticos na hora de recolher os caramujos, e nunca entrar em contato direto. Após o recolhimento, colocá-lo em um saco plástico que possa ser bem vedado e com sal de cozinha. Feito isso, a sacola pode ser deixada para que os caminhões da coleta seletiva venham pegar.
O início da campanha será anunciado nos próximos dias.  

publicado pela Folha de Fernandópolis em 20/01/2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário