Há um ano, o popular passeio em família das manhãs de domingo ao Mercadão Municipal para comer pastel, ganhou um saudável concorrente: o passeio de bicicleta pelos parques de Ribeirão Preto.
Na verdade os parques e áreas verdes sempre foram uma atração para as famílias nos fins de semana, em sua maioria com crianças. Porém, a implantação da ciclofaixa em 2010 possibilitou a integração de famílias e ciclistas de todas as idades, engrossando o caldo desta receita e tornando convidativa a prática do esporte.
As faixas exclusivas para ciclistas estão sinalizadas em um percurso de seis quilômetros na avenida Maurílio Biaggi, unindo os parques Luis Carlos Raya e Luiz Roberto Jábali (Curupira), e funcionam aos domingos, entre as 7h e as 13h.
Segundo o coordenador do programa da ciclofaixa, Danilo Terra, em média 5 mil pessoas são contabilizadas no trajeto todos os domingos. Somadas ao público de pessoas que pedala nos parques, a conta chega a 10 mil pessoas. "Há sim a intenção de ampliação e implantação de novas ciclofaixas e até ciclovias, mas isso é algo para o futuro. Mesmo porque, acabará se tornando uma questão inevitável", diz Terra.
Expansão
Com o sucesso da ciclofaixa, a Prefeitura iniciou estudos sobre a viabilidade da implantação de ciclovias. De acordo com Terra, a intenção é implantar faixas especiais na extensão das avenidas Henri Nestlé, entre o bairro Parque dos Servidores, até o bairro Lagoinha, e na avenida Eduardo Andréa Matarazzo (Via Norte), contabilizando 5.330 metros de ciclovia.
Desafio
Com a implantação de ciclovias, a Prefeitura de Ribeirão dará mais um passo no desafio de convencer a população a trocar o carro por um meio de transporte mais saudável. De acordo com o empresário Adair Francisco da Silva, que há 20 anos trabalha com a venda de bicicletas, a maioria das pessoas ainda olha para o veículo apenas como lazer. "Ainda é difícil para o brasileiro deixar o carro em casa e optar pela bicicleta ou caminhada", diz.
publicado no dia 24 de setembro pelo jornal A Cidade de Ribeirão Preto
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