Andressa Fernandes e Wesley Alcântara
Um acidente envolvendo dois ônibus - um de transporte coletivo urbano e outro escolar - no cruzamento entre as avenidas Saudade e Francisco Junqueira, no bairro dos Campos Elíseos, zona Norte de Ribeirão Preto deixou aproximadamente 30 pessoas feridas, uma com gravidade, na manhã desta quinta-feira (6).
Quinze ambulâncias foram mobilizadas para socorrer as vítimas. O trânsito ficou impedido por mais de quatro horas.
Soldados da Polícia Militar (PM) informaram que o ônibus escolar, que estava vazio, seguia pela avenida Saudade quando parou no semáforo e foi atingido na traseira pelo coletivo da Turb, que fazia a linha Jardim Aeroporto/Centro.
A direção da empresa Turb, dona do coletivo, afirma que ao menos 50 pessoas estavam no ônibus no momento do acidente, alguns em pé. Com o impacto da batida, os passageiros caíram. Uma idosa permanecia internada com suspeita de trauma cervical.
Versões diferentes
Em depoimento à polícia, a motorista do ônibus escolar, da empresa Ramazini, disse que parou antes da faixa de pedestres, ao perceber que o sinal iria mudar do amarelo para o vermelho. Já o motorista da Turb, Diomar Antunes Ruas, 35, afirma que ela freou bruscamente.
Peritos do Instituto de Criminalística apreenderam o disco do tacógrafo dos dois ônibus. O gerente operacional da Ramazini, José Flávio dos Santos, confirma a versão da motorista. Já o diretor da Turb, Carlos Roberto Cherulli, afirma que uma apuração interna será realizada sobre o caso e aguarda a investigação da polícia.
As imagens das câmeras de segurança do ônibus da Turb vão auxiliar na apuração interna da empresa. Sobre a possível superlotação, o diretor da Turb negou. "Nos horários de pico os coletivos transportam até 70 pessoas", reiterou.
A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar o acidente, depois de registrar um boletim de ocorrência por lesão corporal culposa. O delegado Ariovaldo Torrieri afirma que a investigação depende do laudo pericial, com os dados do tacógrafo, além dos depoimentos das vítimas e de possíveis testemunhas. Para apurar se o ônibus estava superlotado, será necessário que outras vítimas compareçam ao 2º Distrito Policial.
Terceiro caso
O acidente desta quinta-feira foi o terceiro caso de repercussão envolvendo ônibus coletivos em Ribeirão Preto, neste ano. Todos eles envolvendo veículos da concessionária Tur. A empresa, porém, não tem dados sobre todos acidentes.
Em junho deste ano, a jovem Monique Vacchiano Bacalhau, de 18 anos, morreu em um acidente entre um carro e um ônibus, em um cruzamento com semáforo nos Campos Elíseos.
Moradora de Monte Alto, ela era passageira de um Corolla, que teria avançado o sinal vermelho em alta velocidade e colidido no ônibus da Turb.
Moradora de Monte Alto, ela era passageira de um Corolla, que teria avançado o sinal vermelho em alta velocidade e colidido no ônibus da Turb.
O motorista do Corolla, Heitor Pontes Melo dos Santos, de 19 anos, estaria alcoolizado, segundo a polícia, e chegou a permanecer internado em estado grave no CTI do Hospital das Clínicas. Monique, Heitor e outros dois amigos haviam saído de uma festa.
Dez dias depois, quatro pessoas ficaram feridas em um acidente entre um Monza e outro ônibus da Turb, na esquina da avenida Francisco Junqueira com a rua Cerqueira César, no Centro de Ribeirão Preto. Segundo os policiais militares, o motorista do carro seguia pela avenida quando passou pelo semáforo vermelho e bateu no ônibus, que trafegava pela rua Cerqueira César.
Com o impacto da colisão, o Monza sofreu um princípio de incêndio ao ser jogado contra o poste do semáforo no local.
O diretor da Turb, Carlos Roberto Cherulli, disse que os dois acidentes ocorreram por culpa de terceiros e que seus motoristas são "exaustivamente treinados".
Já o caso desta quinta ainda está em investigação, por isso não há como dizer o responsável. "Quando são contratados, ficam 30 dias em treinamento antes de assumir a linha", explica o diretor da empresa.
publicado no dia 07 de outubro de 2011 pelo jornal A Cidade de Ribeirão Preto
Nenhum comentário:
Postar um comentário