sábado, 31 de março de 2007

Hospital oferece teste da orelhinha

Andressa Fernandes

Desde fevereiro deste ano a Santa Casa de Fernandópolis realiza o Teste da Orelhinha, que pretende detectar logo no segundo dia de vida, se a criança apresenta algum problema de audição. A iniciativa é realizada pelo médico otorrinolaringologista Leandro Careno e pela fonoaudióloga Adriana Mota Nunes, ambos funcionários da Santa Casa.
De acordo com Adriana o teste é feito através um aparelho chamado Otoemissões Otoacústicas transiente, que consiste em uma sonda de silicone que é colocada no ouvido do neném, enviando um estímulo muito breve que estimula a cóclea por inteira, com resposta global, enviando assim uma resposta imediata da audição da criança. A fonoaudióloga garante que não dói. Ela também informou que o mesmo está sendo realizado no berçário da Santa Casa com os recém-nascidos, mas as mães com filhos de até dois anos de idade, podem procurar a equipe.
Porém, o teste ainda não é gratuito, sendo cobrado um valor de R$ 50. “O teste é regulamentado pelo SUS, mas nós estamos lutando para que ele seja cadastrado e que a Santa Casa possa receber recursos para custeá-lo, para atender crianças carentes”, disse Adriana.

publicado pela Folha de Fernandópolis em 31/03/2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário